top of page

Produção de mel 

Abelha na flor
Apicultor no trabalho

A produção do mel data do Egito Antigo (4500 a.C.), onde era usado como alimento e no processo de embalsamento. 

O mel é um alimento rico em açúcares naturais, antioxidantes, vitaminas, minerais e oligoelementos, além de ser utilizado como um excelente cicatrizante e também pode ser utilizado como fortificante do sistema imunológico, antiviral, antiparasitário e antibacteriano. 

Tem mais: a ideia inicial era aumentar a polinização e melhorar a produtividade, mas buscando mais informações, aprendemos que as abelhas são agentes polinizadores, responsáveis pela polinização das flores, garantindo o processo reprodutivo das árvores e a produção de frutos e sementes. Essa relação de mutualismo (interação benéfica para as 2 partes) entre plantas e abelhas é necessária para garantir a biodiversidade e a produção de alimentos.  

Quanto maior a variedade de flores em seu ambiente, maior a chance de as abelhas sobreviverem com saúde, pois as flores as quais escolhem para polinizar são as que trazem benefícios e cooperam para se manterem saudáveis ( Berenbaum, Annual Review of Entomology e Arathi Seshadri, entomologista do laboratório de saúde das abelhas melíferas-  USDA em Davis, California).  

bottom of page